Um Filme de... Os Amigos - O filme



O Rio de Janeiro se encontra no meio do festival de cinema mais falado do Brasil, o Festival do Rio. Uma grande oportunidade para assistir aos filmes que irão entrar em circuito no próximo ano, e ainda aqueles que não estão programados para tal. Dentre a minha agenda consegui assistir alguns filmes da amostra Cine Encontro que acontece no Armazém Utopia (espaço maravilhoso, rústico e super aconchegante para um dia de cinema).

O primeiro da minha lista foi o filme Os Amigos da cineasta Lina Chamie. Este é o seu quarto longa metragem, e acompanha um dia na vida do Théo - personagem do ator Marco Ricca, um arquiteto da cidade de São Paulo que acabará de perder seu amigo de infância.

 O filme é sublime, forte, e emocionante.



Os Amigos fala mais do que sobre a aceitação da morte. É um filme que acima de tudo, na minha opinião, é um filme sobre a vida, sobre a existência. No processo de aceitação da perda do melhor amigo, que por circunstância da vida não estava mais tão próximo, Théo começa a se questionar, e a prestar mais a atenção nos detalhes que a vida lhe dá, e que na correria cotidiana se perde ao meio de tantos afazeres. Com a ajuda de sua amiga Majú, personagem vivido pela atriz Dira Paes, Théo consegue superar o trágico e a recomeçar  a sua vida.

Lina Chamie costura o filme com histórias de Ulysses de James Joyce e Ulisses da Guerra de Tróia, e a bela fotografia de Jacob Solitrenick transforma os momentos encenados por crianças em um trunfo espetacular para os momentos de transformação emocional do personagem de Marco Ricca. É um filme mágico, que te envolve na história e te faz refletir sobre toda a temática nele apresentada, além do espectador se enxergar em alguns, se não em muitos dos momentos vividos pelos personagem.

"A escolha dos atores foi com a inteligência do afeto. Confio muito nos sentimentos para escolher quem vai atuar nos meus filmes."
                                                                                                                        Lina Chamie

A diretora nos surpreende ao final, onde coloca "um filme de". Lina Chamie disse que a ideia original não é dela, mas é sensacional, pois o filme realmente é feito por todos, pelos amigos ali presentes e unidos por um único objetivo.

Lina Chamie e todos envolvidos na produção deste longa, digo que Os Amigos é Um Filme de extrema amizade e sinceridade.

OS AMIGOS 
Brasil (SP), 2013, 89 min, 12 anos.
Direção/Roteiro: Lina Chamie
Empresa Produtora: Girafa Filmes / Dezenove Som e Imagens
Produção Executiva:Sara Silveria e Maria Ionescu
Diretor de Fotografia: Jacob Solitrenick, ABC
Diretora de Arte: Mara Abreu
Trilha Musical: Camille Saint-Saens, Edvard Grieg e Benjamin Britten
Montagem: Karen Harley




Comentários

Postagens mais visitadas