Alice de Lewis Carrol para Tim Burton

27/01/10

"A Lagarta e Alice olharam-se por algum tempo em silêncio. Finalmente, a Lagarta tirou o naguilé da boca e perguntou, em voz lânguida e sonolenta:
-Quem é você?
Não era um começo de conversa muito animador. Um pouco tímida, Alice respondeu... -Eu... eu... nem eu mesma sei, senhora. (...)"

Calma Alice, você era Alice de Lewis Carrol, agora é Alice de Tim Burton no país das maravilhas de Walt Disney Pictures.
Uma fábula que surgiu em 1865, com Clérigo, um professor de matemática fascinado por contar histórias, dedicando boa parte de seu tempo às crianças. Escreveu 'As aventuras de Alice no país das maravilhas', assinando com o pseudônimo Lewis Carroll. Com o tempo o livro adquiriu admiradores, sua grande maioria da fase adulta, com discussões a respeito das interpretações simbólicas, linguísticas, filosóficas, psicanalíticas, utilizando-se de paradoxos lógicos e de identidade, questionando os sentidos das palavras, relação entre velocidade e aceleração, e uma viagem da expanção à diminuição surreal, brincando com o real versus o imaginário lançando mão de um humor nonsense. Entretanto, Carrol se tornou um dos escritores mais debatidos em todos os tempos.
Diretamente da Literatura Inglesa apra todas as telas de cinema, Alice no país das maravilhas dirigida por Tim Burton, o diretor mais falado no meio cinematográfico, por conta de sua mega produção, desde 'A fantástica fábrica de chocolates', tem estreia marcada para o dia 05 de março de 2010 nos EUA, os cinéfilos brasileiros e fãs de Alice, poderão curtir a trama partir do dia 16 de abril, que é a data marcada para a estreia de Burton e sua Alice nas telonas brasileira.
História que entrou na vida de muitos, chega ao cinema com a tecnologia 3-D, que segundo o próprio Tim em entrevista na Comic-con, o 3-D não esta ali para chamariz e sim para ajudar, na mesma entrevista em 2009, Burton explicou que a história de Alice trazia muitas informações e despertava seu grande interesse para uma nova versão.

-Emocionalmente, aquela história de uma menina andando de um lado para o outro encontrando personagens malucos nunca me fisgou. Foi isso que me levou a pensar numa forma de mostrar a estranheza de todos esses personagens em algo conectado... criar uma história onde antes havia uma série de acontecimentos. (Relatou o diretor) (site omelete)

O roteiro, traz uma Alice um pouco mais velha que a de Carroll. Tim fez uma adaptação da pequena Alice, a colocou com ar adolescente, a qual é pressionada a se casar com um cara rico com fama de cafageste (é o que acontece também com a verdadeira Alice que inspirou Lewis no século XIX), até que a menina cai no buraco do coelho, um lugar que esteve anos atrás, porém, não tem recordações, no fim se apaixona por Chapeleiro Maluco, que não a corresponde, e volta ao mundo real com mais argilosidade para se defender. Como explica o próprio Tim.
"Alice tem 17 anos e está indo a uma festa super chique, e lá ela receber uma proposta de noivado em frente a centenas de pessoas super high-society. Ela foge correndo e acaba seguindo o Coelho Branco por um buraco até chegar no País das Maravilhas, um lugar que ela já visitou a 10 anos atrás, apesar de não se lembrar de nada." (blog marimoon mtv)

'Alice no país das maravilhas' vem com lindas imagens que traz os atores com um figurino meio dark, que é a característica de Burton, já que o mesmo diz não gostar da versão multicolorida. Todos cinéfilos, e admiradores da Alice de Lewis Carroll, ficam extasiados com Johny Deep como Chapeleiro Maluco, Helena Bonham Carter como a Rainha Vermelha (não a confunda com a Rainha de Copas, pois essa é do primeiro livro, e a Rainha Vermelha é do livro 'Alice através do espelho' escrito por Carroll 6 anos depois), Anne Hathaway como Rainha Branca, Matt Lucas como os gêmeos Twiddledee e Twiddledum e, claro Mia Wasikowska como a linda pequenina e grande Alice.



 



Tim Burton na Comic-con

Comentários

Postagens mais visitadas