Histórias de amor duram apenas 90 minutos




Roteirizado e dirigido por Paulo Halm, com Caio Blat, como Zeca, um rapaz na beira dos 30 anos, aspirante a escritor, tem um amor e desejo imenso por sua esposa Julia, interpretada por Maria Ribeiro, e um bloqueio na página 50 de seu livro.
O filme vai desde o jazz, ao funk, com uma rápida passagem pelo samba da Lapa carioca.
Com citações de Budalaire , ao som de Caetano e Tom, Paulo faz uma abordagem incrível sobre a crise dos 30 anos, a idade tão temida pelos homens. E, é nessa fase que Zeca se vê diante de várias idas e vindas, desejos, sonhos, e um mundo de cobranças pessoal e paterna, juntando com um auto conhecimento.
Na premiére do filme, que tive a honra de ser sorteada, e pude acompanhar de perto o lançamento do filme em circuito, no unibanco Artplex, no bairro de Botafogo no Rio de Janeiro no dia 08/03/10, conversei com o Paulo Halm a respeito de seu filme.

“O filme é uma brincadeira com o cinema comercial, onde os exibidores acham que o tempo ideal para um filme, uma longa-metragem é de 90 minutos, porque você tem uma sessão de 2h, podendo passar trailers e comerciais, e assim não tem horário quebrado, e também acreditam que uma história é melhor contada em 90 minutos. Então queria fazer um filme que pudesse brincar justamente com essa idéia do tempo ideal, e um tempo possível de uma história de amor. O próprio título do filme brinca com a história que está sendo contada, que é onde uma personagem está contando a história e tem dificuldade de fazer a sua história.”


Paulo escolheu Caio, pois acreditava que seria o ator ideal para a trama, e é. Ele disse ter sido ótimo trabalhar com Caio Blat, que até então era o único escalado para seu filme, já que, Halm havia começado a pensar nas escolhas dos atores pelo personagem Zeca, e foi o próprio Caio quem deu a idéia de ter sua esposa Maria Ribeiro como sua esposa na telona também, fazendo a Júlia, Paulo Halm aceitou, pois achou que dessa forma levaria para a história uma realidade de um casal.

“Deu mais realidade para o roteiro, apesar de não ser uma necessidade dramatúrgica da história.”

Histórias de amor duram apenas 90 minutos, foi gravado em 4 semanas, e tem como pano de fundo a Lapa carioca, com direito ao “funk Budailaire”, que arrancou gargalhadas da platéia convidada na premiere no RJ.
Um filme incrível, que salta das telas para a realidade de muitos espectadores, seja Ele ou Ela esse espectador, com um ar boêmio de Lapa e Santa Tereza com desvairadas sensações, pensamentos e ações vividas por Zeca.





@corsocris (twitter)

Comentários

Postagens mais visitadas