My blueberry nights

29/09/09

O filme 'My blueberry nights', ou, 'Um beijo roubado' tem a história em volta de uma desilusão amorasa, uma traição por parte do namorado, que faz com que Elisabeth, conheça Jeremy, um rapaz dono de um café na cidade de Nova York, que está sempre sorrindo, tentando estar sempre alegre apesar das frustações que a vida também lhe deu. Jeremy, guarda em seu bar/restaurante, chaves que seus clientes deixam, de forma figurada, acaba guardando consigo os problemas dos outros através de suas chaves que nunca voltam para buscar, inclusive a dele se encontra dentro do mesmo pote.
O filme que leve em inglês o nome de uma fruta, Blueberry (mirtílio), encontrada mais no Hemisifério Norte.
Metaforicamente, Jeremy compara a torata de blueberry, que não tem muita saída, com as pessoas que também não são "escolhidas", ou se sentem rejeitada, assim como Elisabeth se sentia com a traição do namorado.
O 'Um beijo roubado', é estrelado por Norah Jones, a ótima cantora de jazz, foi a escolha perfeita do diretor Wang Kar-Wai, que diz ter feito a personagem imagnando Norah atuando.
Norah é só elogios ao diretor, quem ela diz dirigir como quem compõe jazz. Essa linda sinfonia entre cinema e jazz é visto no belo resultado final de toda obra.
Wang kar-Wai, diz ter escolhido Jude Law, que já atuou em 'O amor não tira férias', por ele também ser inglês, assim como Jones, dessa forma a sintonia entre as personagens seria a melhor possível. Ele tinha toda a razão.
Wang Kar-wai, não segue um roteiro fixo, quando perguntado a respeito de seu modo de trabalhar, ele diz que quando fala que não utiliza roteiro, não significa que não haja nada no papel, como as escolas de cinema ensinam, mas que trabalha com roteiro flexível, que pode ser alterado quando quiser. A obra é uma expansão de um curta que o diretor fez um tempo atrás em sua cidade natal, que também é passado dentro de um café.
O filme 'my blueberry night' é uma sensacional obra, que tem como pano de fundo um bar/restaurante em NY, e o bairro Tenesse, que é referência ao famoso escritor Tenesse Williams. Com foco no delicioso beijo sabor mirtílio (blueberry).
O cineclube digital com exibição toda segunda terça-feira do mês exibirá no mês de outubro dia 13 o filme 'Um beijo roubado'.

Cristiane Santos Machado.


Comentários

Postagens mais visitadas